Jornal Desafio
DESTAQUE » A SOBRENATURAL FORÇA MOTRIZ QUE MOVIA A RAINHA ESPERANÇA
ROSTOS & RASTOS

A SOBRENATURAL FORÇA MOTRIZ QUE MOVIA A RAINHA ESPERANÇA

De baixa estatura, porém genial, é unanimemente considerada a melhor basquetebolista moçambicana de todos os tempos. Tirava sono a qualquer equipa adversária. Poço de forças sem paralelo, ela era uma exímia “playmaker que não sabia jogar mal. Tinha uma estarrecedora sede de ganhar, mesmo que fosse a… feijões. A seriedade com que disputava cada lance era assustadora.

Esperança Sambo era tudo isso que supracitámos. Mas vale acrescentar que a sua pujança física, técnica, velocidade, leitura de jogo e capacidade de liderança completavam o resto. Enfim, ela era o ponto a partir do qual gravitava a variação do jogo do seu Maxaquene e da Selecção Nacional, seus pontos mais altos. E, de bacela, até era uma boa atiradora da linha dos 6,25 metros.

Enquanto Deus quis e os homens permitiram, espalhou charme e raça de forma ímpar nos pavilhões, em duros e intensos 15 anos. Conquistou 11 campeonatos nacionais – dois pelo Estrela Vermelha, um pelo Costa do Sol e oito ao serviço do Clube de Desportos da Maxaquene. E para dar mais intensidade ao brilho do seu legado, conquistou dois títulos africanos. Foi medalha de ouro nos Jogos Pan-africanos do Cairo, em Outubro de 1991, e, mais tarde, na Taça dos Clubes Campeões Africanos, em Novembro do mesmo ano, pelo Maxaquene.   

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..