A primeira janela de qualificação para Afrobasket-2025, inicialmente agendada para amanhã, foi reagendada para próxima sexta-feira, 23 de Fevereiro, devido à indisponibilidade das equipas da Zona VI.
A informação foi tornada pública hoje pelo presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), Paulo Mazivila, que explicou que a decisão surge depois da FIBA pedir o adiamento da prova por falta de recursos financeiros das equipas da região VI.
“A FIBA pediu que a janela fosse adiada para Março, mas nós não aceitamos devido aos problemas logísticos, por isso decidimos adiar a prova para mais uma semana, segundo o que foi acordado com o presidente da Zona VI, Paulo Madeira, que referiu que a competição poderá decorrer de 23 a 25 de Fevereiro, caso só compareça a África do Sul,” explicou Paulo Mazivila.
O presidente da FMB acrescentou que neste momento apenas Moçambique e África do Sul confirmaram a presença na competição que vai decorrer no pavilhão do Maxaquene, na cidade de Maputo.
O vencedor da primeira janela de qualificação ao Afrobasket-2025 será integrado no Grupo “A”, que já conta com o Sudão do Sul, República Democrática do Congo e Mali.