Jornal Desafio
DESTAQUE » NILTON SEIFANE “CARREGA” MOÇAMBIQUE AO GRUPO A DO AFROBASKET
AFROBASKET

NILTON SEIFANE “CARREGA” MOÇAMBIQUE AO GRUPO A DO AFROBASKET

Um endiabrado Nilton Seifane “carregou”, há instantes, Moçambique a uma difícil qualificação ao Grupo A do Afrobasket-2025.
Após vencer ontem por 62-50, o combinado nacional perdeu hoje por 57-48, mas suficiente para se apurar à próxima fase de qualificação, que se disputará em Novembro, a qual Moçambique pretende acolher. Assim, fazem parte do Grupo Moçambique, Sudão do Sul, República Democrática do Congo e Mali.
Hoje, Milagre Macome apostou num cinco posto por Ermelindo Novela, Ayad Marques, Elves “Stam” Honwana, Nilton Seifane e Elton Ubisse.
África do Sul entrou assumindo o jogo, concretizando um triplo na primeira jogada. Stam respondeu à mesma medida (3-3). Aliás, o mesmo Stam colocou o combinado nacional pela primeira vez no comando ao lançar a segunda “bomba” (3-6).
O extremo do Ferroviário da Beira fez quatro triplos no primeiro quarto em cinco tentativas. Entretanto, algumas falhas defensivas permitiram que aquela etapa terminasse empatada (14-14).
No segundo quarto a Selecção Nacional denotou muito nervosismo. Foi pouco ousada nas penetrações e cometia muitas faltas debaixo da sua tabela, o que levava a África do Sul muitas vezes à linha dos lançamentos livres.
Com três minutos e 15 segundos por se jogar no segundo quarto, Moçambique perdia por 26-16. Eis que Coach Mila retirou todos bases de raiz e deixou Azénio Cossa com as responsabilidades de armar o jogo e ainda fez entrar Danilo, muito agressivo nas penetrações. De resto, foram estas duas unidades que evitaram que o combinado nacional estivesse a perder por apenas três pontos (28-25) ao intervalo.
No regresso dos balneários, a África do Sul voltou a entrar melhor, diante de uma apatia de Moçambique. Coach Mila foi obrigado a parar o jogo quando perdia por 40-32, debalde. A Selecção Nacional saiu a perder por 14 pontos (48-34). Com aquele resultado, o combinado nacional estava fora da corrida ao Afrobasket.
Porém, um novo triplo de Stam, no derradeiro quarto (50-37) animou a equipa e os adeptos. Entrou Seifane e devolveu concentração à equipa. Foi, de resto, o base do Costa do Sol que fez toda diferença quando a equipa mais precisava. Anotou oito pontos consecutivos, primeiro numa penetração e depois em roubos de bola e, novamente, em penetração, reduzindo a desvantagem para seis pontos (51-45).
Entretanto, dois triplos colocaram a África do Sul a vencer por 12 pontos (57-45) a um minuto e cinco segundos do fim jogo: estava empada a eliminatória!
Com raça, Seifane ocupou todo campo e ganhou todos ressaltos, um deles assistindo Stam para mais uma “bomba”, colocando o jogo a 57-48. Faltavam 17 segundos para o apito final. O mesmo Seifane ainda anulou o último ataque da África do Sul, que levaria tudo abaixo. Jogo sofrido, mas com festa no fim, animada com actuação de Bander.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..