Quando faltam precisamente 21 dias para o arranque da Taça COSAFA, que este ano terá lugar na cidade de Durban, África do Sul, de 17 a 24 de Março, a Selecção Nacional de Futebol de Praia inicia na tarde de hoje, na Arena do Município de Maputo, localizada na praia da Costa do Sol, a preparação para marcar a presença no torneio regional.
Numa corrida contra o tempo, o combinado regressará às competições depois de dois anos inactiva e não contará com a presença de Abineiro Ussaca, campeão regional em 2021, ex-seleccionador nacional que terminou o seu vínculo contractual em Março do ano passado.
Para além de ter estado numa lista de 12 melhores treinadores do mundo, publicada em 2021, pela Beach Soccer WorldWide, organismo que gere o futebol de praia ao nível internacional, Ussaca logrou conduzir a selecção de futebol de praia de Moçambique a conquistar o título de vice-campeão no CAN do Senegal-2021. Com esta conquista, Ussaca levou Moçambique a disputar, pela primeira vez na história, o “Mundial” da modalidade na Rússia.