Nelson foi o grande ausente nas primeiras sessões de treino até aqui realizadas, que marcam o início dos trabalhos de preparação com vista à participação de Moçambique na quarta edição da Taça COSAFA de futebol da praia que este ano terá lugar na cidade costeira de Durban, África do Sul, de 17 a 24 de Março.
Ao que apurámos, o melhor artilheiro dos “guerreiros da praia”, alcunha do combinado nacional, deve-se ao facto de estar a recuperar de uma lesão contraída na época passada, no seu clube (Ferroviário de Maputo).
Nelson foi eleito pela Confederação Africana de Futebol (CAF) o melhor jogador de África, depois de ter ajudado a Selecção Nacional de futebol de praia a conquistar a medalha de prata na sua primeira participação no CAN, disputado em Maio de 2021, no Senegal.
No mesmo evento, Nelson foi igualmente o melhor marcador, ao facturar 10 golos.
Ainda em Agosto do mesmo ano, o jogador foi o segundo melhor marcador da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo da FIFA, disputado na Rússia, com quatro golos, menos três que o colega Figo.
A par deste, estiveram ausentes Manuel (guarda-redes), do Ferroviário de Maputo; e Monstro, jogador que representa o Baía de Pemba.
Sem avançar com os motivos, Saidate Moveia, técnico interino, que assume os destinos da Selecção Nacional, em substituição de Abineiro Usaca, referiu ontem “que durante a fase de preparação os treinos serão integrados e focados, visando aprimorar aspectos físicos, técnicos e tácticos dos jogadores”.