O internacional moçambicano Geny Catamo busca um acesso difícil aos quartos-de-final da Liga Europa, a partir das 22:00 horas, diante do Atalanta.
O apuramento ou não da equipa de Geny será conhecido em Bergamo, Itália, depois de na primeira “mão”, em Alvalade, ter-se registado um empate a uma bola.
O internacional moçambicano parte para este desafio motivado após o soberbo golo marcado ao Arouca (0-3), em embate da I Liga Portuguesa. Atalanta, por seu turno, também está animado depois de ter imposto empate a Juventus, no reduto deste, no último fim-de-semana, em desafio pontuável para a Série A (Liga Italiana de Futebol).
A história mais recente serve para dar uma motivação extra à turma de Alvalade. É que nas últimas três eliminatórias, o Sporting apurou-se depois de empates na primeira “mão”. Na época passada, o Sporting viveu esta situação nas duas primeiras rondas depois da fase de grupos da Liga Europa e deu-se bem, primeiro no “play-off” de acesso aos “oitavos”, com o Midtjylland, e depois nos oitavos-de-final, perante o Arsenal, então, como agora, líder da Premier League.
Face aos dinamarqueses, os lisboetas responderam com uma goleada por 4-0, em Herning, ao 1-1 de Alvalade e, frente aos ingleses, empataram 1-1 no Emirates, após prolongamento, impondo-se por 5-3 nas grandes penalidades, após 2-2 caseiro.
Estes dois desfechos aumentaram para três apuramentos consecutivos depois de empates em casa, dando sequência ao que aconteceu no “play-off” da Liga dos Campeões de 2017/18, face aos romenos do Steaua.
A formação “leonina” não conseguiu mais do que um “nulo” em Lisboa, mas foi implacável em Bucareste, onde goleou, por 5-1, com cinco marcadores diferentes, mais precisamente Doumbia, o campeão mundial Acuña, Gelson Martins, Bas Dost e Battaglia.