O Costa do Sol e O Ferroviário de Maputo disputam, amanhã, em ambos os sexos, a Supertaça de Basquetebol da Cidade de Maputo.
Os jogos que marcam a abertura da temporada da modalidade da bola-ao-cesto na capital, opõem os “locomotivas”, campeões da cidade de Maputo e os “canarinhos” que, em ambos os sexos, terminaram a época de 2023 em segundo lugar.
Os dois jogos terão lugar no pavilhão do Maxaquene e serão marcados pela introdução de algumas inovações, que vão desde o alargamento do tempo de jogo, de 40 para 48 minutos, sendo que cada quarto passará dos actuais 10 para 12 minutos. A outra inovação está ligada à duplicação da pontuação no último minuto de cada quarto. Neste quesito, os pontos vão contar a dobrar, sendo que um lance livre, cesto de dois e três pontos contarão a valer dois, quatro e seis pontos, respectivamente.
Segundo justificou a Comissão de Gestão da ABCM, cujo mandato foi prorrogado até ao final da época de 2024, com estas inovações pretende-se, por um lado, dar mais tempo de jogo aos atletas, preparando-lhes para uma melhor resposta nas provas que se seguem e para os compromissos internacionais, quer ao nível de clubes quer das selecções nacionais. Por outro, visa tornar as pontas finais de cada quarto de jogo mais dinâmicas, com possibilidade de fugas e aproximação do resultado.