O velocista dos 100 metros Stiven Sabino é o único, em atletismo, com possibilidades de conquistar a vaga da Universalidade Olímpica que dá acesso aos Jogos Olímpicos Paris-2024.

Ainda júnior, o jovem velocista, que reside, estuda e compete na vizinha África do Sul, detém o melhor ranking entre os atletas nacionais e já alcançou os mínimos para o Campeonato Africano, que decorrerá em Junho, nos Camarões, e “Mundial” de Juniores (Sub-20), que se realizará em Agosto, em Lima, capital do Peru, pouco depois dos Jogos de Paris. Atingiu igualmente os mínimos para os Jogos Africanos de Acra, que decorrerão de 8 a 23 de Março.
Esse estatuto coloca-o como principal prioridade a nível da Federação Moçambicana de Atletismo (FMA) e do Comité Olímpico de Moçambique (COM), sendo um dos potenciais atletas elegíveis para os Jogos de Paris, no âmbito das vagas da Universalidade Olímpica. Tem ainda a vantagem de ser o mais novo entre a maioria que luta pelos mínimos de acesso às olimpíadas da capital francesa.