Stiven Sabino, de 17 anos de idade, fixou na quarta-feira o novo recorde absoluto dos 100 metros, ao alcançar a marca de 10s.35, quebrando a sua própria marca de há um ano, que foi de 10s.43.
O atleta alcançou o êxito no “Asa Athletix Grandprix III”, prova realizada na cidade sul-africana de Joanesburgo.
Stiven Sabino é o único atleta nacional, em atletismo, com possibilidades de conquistar a vaga da Universalidade Olímpica que dá acesso aos Jogos Olímpicos Paris-2024.
Ainda júnior, o jovem velocista, que reside, estuda e compete na vizinha África do Sul, detém o melhor ranking entre os atletas nacionais e já alcançou os mínimos para o Campeonato Africano, que decorrerá em Junho, nos Camarões, e “Mundial” de Juniores (Sub-20), que se realiza em Agosto, em Lima, capital do Peru, pouco depois dos Jogos de Paris.
A competição de Joanesburgo esteve inserida na preparação dos atletas nacionais para o “Mundial” de Peru.
Na mesma competição participaram outros atletas moçambicanos que obtiveram as seguintes marcas: Edson Deve, atleta dos 200M alcançou a marca de 21 segundos e 51 centésimos; Alcino Mulahe dos 100M, alcançou a marca de 10 segundos e 88 centésimos, enquanto Ana Faz Bem, dos 200M, terminou com a marca de 26 segundos e 16 centésimos.