Sem competição no país há quase dois anos, a Selecção Nacional de Futebol de Praia ficou também inactiva em igual período e em 15 dias preparação Saedate Moveia, seleccionador interino, e sua equipa técnica conseguiram montar uma equipa que foi capaz de conquistar o estatuto de vice-campeões da África Austral, depois de em 2021 Moçambique ter se sagrado campeão.
Desta vez, na III edição, o país esteve à beira de repetir o feito alcançado há três anos. No torneio disputado na cidade balnear de Durban, África do Sul, de 17 a 23 do mês passado, Moçambique perdeu na final, no desempate das grandes penalidades (3-4), frente à sua congénere do Marrocos, depois de um empate por 4-4, no período regulamentar.
Depois das emoções a rodos, Moveia faz uma radiografia da participação de Moçambique nesta épica aventura de Moçambique na South Beach Arena, em Durban. Uma participação coroada com um total de 27 golos marcados, dos quais 15 foram apontados na fase de grupos, oito nas meias-finais e quatro na final.