Os atletas Diego Boca (Siyabonga) e Beatriz Simões sagraram-se ontem, na Piscina Olímpica do Zimpeto, no Município de Maputo, nadadores completos no encerramento do torneio do mesmo nome que vinha decorrendo desde a manhã de sábado naquele complexo desportivo, promovido pela associação da modalidade na capital do país (ANCM).
Aliás, era a confirmação da indicação dada pelos nadadores do Barracudas ao fim da primeira jornada, em que tinham uma vantagem absoluta em masculinos e uma forte oposição em femininos de atletas do clube rival, Tubarões.
Enquanto Siyabonga revalidava o título, Beatriz estreava-se de forma surpreendente, destronando a sénior Alícia Mateus, por sinal sua companheira de equipa.
A ausência ontem, por causa da chuva, das equipas do Ferroviário, Tubarões, Golfinhos e Zimpeto, estas que marcaram presença na estreia, terá favorecido, de certo modo, à dupla vencedora.
Estiveram ontem nas “águas do Zimpeto” os poucos nadadores do Barracudas de Luanda e Internacional School da também capital angolana, equipas convidadas pela ANCM.
Nestas condições, Diego Siyabonga passeou a sua classe em masculinos ao amealhar 2436 pontos, fixando-se assim no trono à frente do angolano Sebastião Vika (1968). O terceiro posto coube a Sebastião Esteves (1919), companheiro de equipa de Siyabonga.