As 12 equipas participantes do Moçambola-2024 ficarão a saber a sequência dos jogos a fazer nas 22 jornadas esta tarde, em Maputo, numa altura em que faltam nove dias para o arranque da competição.
O evento será o último de um dia em que a Liga Moçambicana de Futebol (LMF) estará reunida na sua Assembleia-Geral Ordinária do quadriénio 2024/28.
De acordo com o calendário futebolístico aprovado pela Federação Moçambicana de Futebol (LMF), o Moçambola-2024 vai decorrer durante cinco meses e 20 dias, começando a 20 de Abril e terminando a 10 de Novembro.
A cidade de Maputo estará mais representada no Moçambola, com três equipas, nomeadamente Costa do Sol, Ferroviário de Maputo e Black Bulls. A província de Nampula é a segunda parcela do país mais representada no Campeonato Nacional, com duas equipas: Ferroviário de Nampula e Desportivo de Nacala.
As restantes equipas são o Brera Tchumene (província de Maputo), AD Vilankulo (Inhambane), Textáfrica de Chimoio (Manica), Ferroviário da Beira (Sofala), União Desportiva do Songo (Tete), Ferroviário de Lichinga (Niassa) e Baía de Pemba FC (Cabo Delgado).
O Ferroviário da Beira é o detentor do título de campeão nacional, mas é a dupla composta pelo Costa do Sol e Ferroviário de Maputo que divide o domínio do futebol nacional.
Nas anteriores 46 edições do Moçambola, canarinhos e locomotivas ganharam cada um 10 títulos de campeão nacional. Os históricos e vizinhos Desportivo de Maputo e Maxaquene, ambos na II Divisão, seguem em terceiro e quarto lugares na galeria dos campeões nacionais com seis e cinco títulos cada.
Igualmente na II Divisão, a Liga Desportiva de Maputo segue em quinto lugar com quatro títulos, seguido pela União Desportiva do Songo, com três campeonatos ganhos, em sexto lugar.
Duas vezes campeões nacionais o Ferroviário da Beira e Matchedje de Maputo estão em sétimo e oitavo lugares, respectivamente, de uma lista de 12 equipas que inclui, ainda, o Textáfrica de Chimoio, Têxtil de Púnguè, Ferroviário de Nampula e Associação Black Bulls.