Jornal Desafio
DESTAQUE » COMMONWEALTH DESAFIA ÁFRICA E MOÇAMBIQUE A ORGANIZAR JOGOS
REPORTAGEM

COMMONWEALTH DESAFIA ÁFRICA E MOÇAMBIQUE A ORGANIZAR JOGOS

Os países africanos, em particular Moçambique, já podem organizar os Jogos da Commonwealth, ou seja, da Comunidade dos Países da Língua Inglesa, a partir de 2030. O desafio foi lançado à margem dos Jogos Africanos Acra-2023, realizados no mês passado, pelo novo presidente da Federação dos Jogos da Commonwealth, Chirs Jenkins Obe, eleito em Novembro, durante a Assembleia-Geral da instituição havida em Singapura.

A reunião magna também elegeu o actual secretário-geral do Comité Olímpico de Moçambique (COM), Penalva César, como membro da comissão desportiva da Federação dos Jogos da Commonwealth. Penalva César é, curiosamente, o único africano a integrar o Comité Desportivo da Federação da Commonwealth, que também integra membros da América, Ásia, Caraíbas, Europa e Oceânia.

César descreve o momento de grande euforia para os países africanos membros da Commonwealth, que por sinal são o bloco maioritário daquela organização política que integra as antigas colónias britânicas espalhadas por quase todo o mundo.

Os países africanos estiveram representados em Acra pelos ministros que tutelam o desporto, convidados por Chirs Obe para lhes transmitir a sua visão tendo em conta o facto de que a vontade política tem sido determinante para a organização de eventos desportivos internacionais.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..