Depois de um campeonato brilhante na Liga Jogabets, prova na qual foi finalista vencido, há duas semanas, quando fez tremer a toda poderosa Black Bulls, arrastando a partida até às grandes penalidades, o Maxaquene teve um arranque amargo no Campeonato Nacional de Futebol da II Divisão da Cidade de Maputo, ao perder pontos diante de um Ferroviário ″B″ que participa na prova para manter o ritmo dos seus jogadores.
Centenas de adeptos do Maxaquene, que se fizeram ao campo do Ferroviário da Baixa, tinham expectativa de ver a sua equipa a golear o adversário, depois de tudo que viram na Liga Jogabets. Aliás, o treinador do centenário e histórico clube da capital do país, Lalas, prometeu um Maxaquene aguerrido, vencedor e favorito à conquista da prova. Começar com vitoria era a palavra de ordem no seu do grupo.
Talvez a rivalidade entre o clube “locomotiva” e Maxaquene tenha falando mais alto. Contudo, os pupilos de Lalas foram superiores na partida, faltou mesmo pontaria na finalização. Logo no início do jogo, Maxaquene mostrou que queria sair da casa do seu vizinho com os três pontos. James, na cobrança de uma falta, do meio campo, cruzou colocado para o poste direito, valeu a atenção do guarda-redes do Ferroviário que afastou o esférico, com os punhos, para fora das quatro linhas.