Os judocas nacionais Jacira Ferreira e Ayton Siquir seguiram na tarde de ontem para a capital egípcia (Cairo), onde de sexta-feira a domingo vão participar no Campeonato Africano de Judo, que também serve de qualificação para os Jogos Olímpicos agendados para a capital francesa, Paris, entre 26 de Julho e 11 de Agosto.
Ferreira, da categoria de -52 kg, é entre os dois a que está melhor cotada e, portanto, em melhores condições de se qualificar. A judoca está motivada, depois de ainda neste mês ter sido medalha de prata no Open de Luanda, o que fez com que amealhasse 70 pontos e melhorasse a classificação no ranking Mundial, passando da 89.ª para a 85.ª posição.
Ela soma, agora, 331 pontos, o que faz com que continue entre as 100 melhores judocas na sua categoria e quinta melhor em África, atrás de Djamila Silva (Cabo Verde), Charles Griesel (África do Sul), Lea Buet (Senegal) e Celine Baba (Camarões) e à frente de 19 judocas. O facto de estar entre as 100 melhores judocas mundiais na sua categoria (-52 kg) garante-lhe a participação no “Mundial” de Doha, em Maio. Será mais uma janela de qualificação, caso não consiga assegurar o bilhete no “Africano”.
Por sua vez, Ayton Siquir, na categoria de -73 kg, ocupa o 512.° lugar e, embora as possibilidades sejam menores, crê que pode amealhar pontos e apurar-se através da Cota Continental. Refira-se que uma vitória no Africano vale 600 pontos.
Juntamente com os dois judocas, seguiram o chefe da delegação, Bruno Luzia, e o treinador, Edson Madeira.