A judoca moçambicana Jacira Ferreira conquistou ontem 182 pontos ao terminar na sétima posição no “Africano” realizado no Cairo, Egipto, prova que serve de apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris.
A pontuação coloca Jacira numa esperançosa vaga no maior evento desportivo do mundo, visto que com três provas ainda por disputar (“Mundial” em Doha, Open de Casablanca e Abidjan), o treinador Edson Madeira acredita no potencial da atleta para alcançar seu objectivo.
No africano, Jacira teve um desempenho misto nos combates da prova, onde venceu uma judoca egípcia, mas depois foi derrotada nos quartos-de-final por uma atleta cabo-verdiana. Na repescagem, enfrentou uma judoca marroquina, que contou com o apoio de seu público local, resultando em outra derrota para Jacira.
Assim, a judoca moçambicana ocupa a 84.ª posição (331 pontos) no “ranking” mundial e espera-se que uma nova actualização pós-“Africano” possa elevar ainda mais sua posição.
Entretanto, hoje, o país é representado pelo judoca Ayton Siquir, na categoria de -81 kg, que enfrentará um adversário egípcio. Os Jogos Olímpicos estão agendados para Paris entre os dias 26 de Julho e 11 de Agosto, proporcionando um cenário emocionante para a busca de atletas como Jacira e Ayton por uma qualificação.