A duas jornadas para o fim da II Liga Portuguesa de Futebol, o Nacional, que conta com os préstimos do extremo moçambicano Witi, pode garantir no próximo domingo o acesso à I Liga caso vença e o AVS não vá além de um empate. A equipa do extremo moçambicano ficou ainda mais perto da subida depois de o AVS ter empatado, na noite de segunda-feira, em casa com o Mafra a três bolas no jogo que encerrou a 32.ª jornada da prova
Após esta ronda, a classificação nos lugares de cima da tabela ficou assim ordenada: 1.° Santa Clara, 67 pts; 2.° Nacional 65 pts; 3.° AVS 63 pts e 4.° Marítimo 60 pts.
Assim, o Nacional garante já a subida de divisão se vencer na visita a Tondela e se o AVS não for além do empate na deslocação a casa do Leixões. Mas se o AVS perder, o empate até pode ser suficiente para os “alvi-negros”, mas aí já teriam de esperar pelo desfecho do jogo entre o Marítimo, de Zainadine Jr. (ainda está na luta), e o Oliveirense.
Quanto ao Marítimo, de Zainadine, também pode agradecer ao Mafra por ter travado o AVS. Os “insulares” precisam que a turma das Aves não vença nenhum dos dois jogos que faltam. Neste caso, na melhor das hipóteses, a equipa de Jorge Costa somaria 65 pontos. O Marítimo, ganhando nas duas últimas jornadas, ficaria com 66 e ficaria em terceiro lugar que dá acesso ao “play-off” de apuramento. O AVS tem vantagem sobre os “verde-rubros” no confronto directo.
O Marítimo não está ainda afastado da subida directa, mas, além de ultrapassar o AVS, ainda teria de esperar que o Nacional não fizesse mais do que um ponto nos últimos dois jogos, partindo sempre do princípio que os “verde-rubros” ganhariam nas últimas duas jornadas do campeonato. Na hipótese de ficarem os três empatados, o Marítimo ficaria à frente (ganharia o desempate num mini-campeonato a três).