Jornal Desafio
DESTAQUE » GENY REI LEÃO COMO PAÍTO E FUMO
FUTEBOLISTAS NA DIÁSPORA

GENY REI LEÃO COMO PAÍTO E FUMO

IVO TAVARES

Vinte e dois anos depois, um futebolista moçambicano voltou a ser campeão pelo Sporting. O último tinha sido Martinho Mucuana, ou simplesmente Paíto, na época 2001-2002, mais concretamente a 28 de Abril de 2002. A 5 de Maio de 2024 foi a vez de Geny Catamo sagrar-se campeão da I Liga portuguesa, com a particularidade deste de ter tido um papel bem mais influente que os restantes compatriotas que ergueram o troféu de verde e branco. O primeiro a celebrar a conquista do título foi Gonçalves Fumo na época 1999-2000. Veio abrir uma nova página na história de passagens de futebolistas moçambicanos pelo Sporting, pós-indepedência. Até então,  Ahly Hassan e Chiquinho Conde tinham passado pelo clube de Alvalade,  mas sem experimentar o prazer de conquistar o título. Conde ainda conquistou uma Taça, enquanto Aly Hassan ficou-se por um Torneio da Cidade de Lisboa

INFLUENTE E DECISIVO

É inquestionável afirmar que dos três reis leões que foram campeões pelo Sporting, Geny foi o mais influente e até decisivo na conquista do título. Começou por se juntar à equipa principal no estágio no Algarve,  após dois empréstimos ao Guimarães e Marítimo.  A pré-época correu-lhe de feição. Com três golos apontados foi o melhor marcador, a par de Trincão e Chermit, o que lhe valeu o “prémio” de jogador revelação. Bastou para convencer Rúben Amorim a dar-lhe uma oportunidade para fazer a época na equipa principal do Sporting. Daí para frente, tal como um leão desvairado em busca da sua presa, aguçou garras e dentes, e não mais largou a oportunidade que lhe foi oferecida, como se sentisse que esta seria a última porta que se abria em Alvalade. 

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..