A ATALANTA de Itália conquistou ,ontem, pela primeira vez na sua história a Liga Europa com uma vitória sobre o Bayern Leverkusen, por 3-0, na final disputada em Dublin, na República da Irlanda.
Esta, que foi a terceira vitória da Atalanta sobre o Leverkusen – os “farmacêuticos” perderam nos dois confrontos anteriores em jogos para a mesma prova na temporada 2021/2022, 3-2 na Itália, e na Alemanha por 1-0 , teve um sabor muito especial, na medida em que valeu o título inédito, ao contrário da turma de Leverkusen que chegou a esta final com um troféu (conquistou a competição há 36 anos na época 1987/1988 , na altura ainda tinha o nome de Taça UEFA).
LOOKMAN BRILHA
O primeiro título europeu, da formação de Bérgamo, foi conseguido graças a inspiração do avançado nigeriano, Lookman, autor dos três golos aos 12, 26 e 76 minutos. O triunfo foi construído ainda na primeira parte. O internacional nigeriano foi uma autêntica dor de cabeça para a defesa do Leverkusen. No primeiro tento antecipou-se fazendo um golo a ponta-de-lança e no segundo passou por dois adversários antes de desferir um remate colocado. Estes golos embalaram a Atalanta que na segunda parte geriu bem a vantagem e aumentou ante o campeão alemão, que chegou a esta final embalado graças a uma grande temporada. De notar que a equipa venceu o Campeonato Alemão pela primeira vez na sua história, e de maneira invicta, algo inédito na Bundesliga, mas iria ceder ontem diante da Atalanta, que vinha de uma bela campanha nesta prova, deixando para trás o Sporting, grande Liverpool e o Marselha nos oitavos, quartos e meias-finais, respectivamente.