HÁ 37 anos, tendo Chiquinho Conde na sua manchete, foi publicada a primeira edição do jornal desportivo desafio.
Na manchete falava-se da transferência de Chiquinho Conde para o Belenenses-a primeira legalmente autorizada pós-independência-e na última página abordava-se a menina que jogava futebol com homens, Lurdes Mutola.
Ficou popularizada por jogar futebol nos juvenis do Águia d’Ouro e já tinha a fama de possuir um pé esquerdo fenomenal, numa altura em que as mulheres ainda não eram permitidas jogar. Do futebol passou para o atletismo e tornou-se na menina de ouro.
A ideia de dar corpo na Sociedade do Notícias a um jornal desportivo, em período de muitas carências no país, mas de grande exaltação desportiva, foi consumada a 24 de Junho de 1987, como forma de celebrar na altura os 12 anos de Independência.
Passam-se agora 37 anos desde o surgimento do primeiro jornal desportivo do país, que cedo se popularizou. Numa primeira fase, o jornal saía às 16.00 horas de quarta-feira e passou de um jornal a preto-e-branco para o actual colorido e disponível Online durante os 37 anos de existência.
Com o desafio celebramos hoje o desporto nacional, as derrotas, os empates e, sobretudo, as vitórias que nos glorificam e nos dão lições de humildade, como registou o director editorial Almiro Santos.