Jornal Desafio
DESTAQUE » ELVES DEIXOU O SONHO GANHAR ASAS E HOJE INSPIRA GERAÇÕES
REPORTAGEM

ELVES DEIXOU O SONHO GANHAR ASAS E HOJE INSPIRA GERAÇÕES

Elves Tembe, ou melhor, Elves Saltador, é o nome de um jovem  que como muitos dos subúrbios da capital moçambicana enfrentou várias dificuldades para a sua inserção social. Oriundo do bairro de Maxaquene, Elves viu seus sonhos minguarem, mas não se conformou: aprendeu a ler apenas na 4.ª classe e até à conclusão do Ensino Secundário não sabia o que o futuro lhe reservava, porém tinha uma certeza: queria ser professor!

No entanto, foi através do salto à corda que conquistou o mundo. É tricampeão desta modalidade também conhecida como Rope Skipping. Aos 31 anos de idade, Elves é professor internacional certificado por uma das melhores universidades do mundo, a Columbia (Grã-Bretanha), exercendo actividade em Sri Lanka, desde 2022.

Na última sexta-feira lançou o seu livro, “O Sonhador”, na biblioteca da Universidade Pedagógica, instituição pela qual formou-se e é Mestre em Educação Física e Desporto, especificamente na Faculdade de Educação Física e Desporto.

O livro servirá, certamente, de guia e inspiração a estudantes e professores de Educação Física, tal como enfatizou Edmundo Ribeiro, ídolo e mentor do jovem sonhador.

Na verdade, Elves Tembe já era um vencedor, mas precisava de se descobrir: sonhava, acreditava e, em meio a dificuldades, queria voar, enfrentando estereótipos.

“Ele queria ensinar os outros, mas o pagamento era uma tesoura”, como disse o artista Obedes Lobadias na sua contagiante apresentação, fazendo referência ao seu cabelo (dreads). É que foi pressionado a retirar as dreads para ter aceitação profissional e social.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..