Elves Tembe, ou melhor, Elves Saltador, é o nome de um jovem que como muitos dos subúrbios da capital moçambicana enfrentou várias dificuldades para a sua inserção social. Oriundo do bairro de Maxaquene, Elves viu seus sonhos minguarem, mas não se conformou: aprendeu a ler apenas na 4.ª classe e até à conclusão do Ensino Secundário não sabia o que o futuro lhe reservava, porém tinha uma certeza: queria ser professor!

No entanto, foi através do salto à corda que conquistou o mundo. É tricampeão desta modalidade também conhecida como Rope Skipping. Aos 31 anos de idade, Elves é professor internacional certificado por uma das melhores universidades do mundo, a Columbia (Grã-Bretanha), exercendo actividade em Sri Lanka, desde 2022.
Na última sexta-feira lançou o seu livro, “O Sonhador”, na biblioteca da Universidade Pedagógica, instituição pela qual formou-se e é Mestre em Educação Física e Desporto, especificamente na Faculdade de Educação Física e Desporto.
O livro servirá, certamente, de guia e inspiração a estudantes e professores de Educação Física, tal como enfatizou Edmundo Ribeiro, ídolo e mentor do jovem sonhador.
Na verdade, Elves Tembe já era um vencedor, mas precisava de se descobrir: sonhava, acreditava e, em meio a dificuldades, queria voar, enfrentando estereótipos.
“Ele queria ensinar os outros, mas o pagamento era uma tesoura”, como disse o artista Obedes Lobadias na sua contagiante apresentação, fazendo referência ao seu cabelo (dreads). É que foi pressionado a retirar as dreads para ter aceitação profissional e social.