Argentina-Canadá e Colômbia-Uruguai são os jogos das meias-finais da Copa América que decorre nos Estados Unidos da América, desde 21 de Junho.
O desafio entre Argentina e Canadá será o primeiro a realizar-se, na madrugada de quarta-feira, 2h00, enquanto Colômbia-Uruguai, o mais aguardado das “meias”, será jogado na madrugada de quinta-feira, à mesma hora.
ARGENTINA-CANADÁ
A “alviceleste” foi a primeira a garantir a presença nas meias-finais, vencendo nos penaltes o Equador, por 4-2, após um empate a uma bola nos 90 minutos.
Numa prova que, nesta fase, não contempla prolongamento, os equatorianos forçaram a lotaria com um golo do suplente Kevin Rodríguez, já aos 90+1 min, numa fase em que os argentinos tentavam gerir o magro golo de Lisandro Martínez, aos 35.
O conjunto comandado pelo espanhol Féliz Sánchez já tinha ameaçado antes, num penalte que Enner Valencia desperdiçou, atirando ao poste, aos 62 minutos, sendo que, já depois do 1-1, Jordy Caicedo teve enorme ocasião para qualificar o Equador.
Mas, o 1-1 persistiu, e, no desempate, “Dibu” apareceu, como já tinha o feito na última Copa América (nas “meias”, com a Colômbia) e no “Mundial”-2022 (nos “quartos”, com a Holanda, e na final, com a França), desta vez também em socorro de Messi.
O guarda-redes do Aston Villa parou os remates de Mena e Minda, enquanto entre os argentinos mais nenhum falhou: facturaram Julián Álvarez, MacAllister, Montiel, entrado aos 90+5 minutos, e Otamendi, que selou o 4-2 final.
Também da marca de grandes penalidades, o Canadá foi mais eficaz do que a Venezuela, vencendo por 4-3, depois de um empate, também, por um golo.
Na sua primeira participação na prova, o Canadá fez história, estando já entre as quatro melhores selecções.