Jornal Desafio
DESTAQUE » LIGA QUER EXPLICAÇÕES DOS INCIDENTES DE CHIMOIO E PEMBA
MOÇAMBOLA

LIGA QUER EXPLICAÇÕES DOS INCIDENTES DE CHIMOIO E PEMBA

A Liga Moçambicana de Futebol (LMF) exige que os delegados dos jogos Textáfrica-Black Bulls e Baía-Fer. Nampula, realizados respectivamente nas cidades de Chimoio e Pemba, referentes à 10.º jornada do Moçambola, apresentem os relatórios detalhados dos eventos e das possíveis causas dos tumultos ocorridos após o término das partidas.
A LMF solicitou à Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF) a abertura de um inquérito que visa aferir o eventual grau de culpabilidade das decisões das equipas de arbitragens nos jogos em alusão, que possam ter influenciado nas reacções dos adeptos que se dirigiram aos dois campos.
A Liga Moçambicana de Futebol apelou ainda à Polícia da República de Moçambique (PRM) ao não uso de meios que possam causar danos humanos ou patrimoniais avultados.
O órgão responsável pela organização do Campeonato Nacional manifesta solidariedade com todas as vítimas dos incidentes nas cidades de Chimoio e Pemba e promete pronunciar-se nas próximas horas, após a sessão ordinária da Direcção Executiva realizada ontem, segunda-feira, que tinha como agenda principal analisar os incidentes ocorridos nos dois recintos desportivos no fim-de-semana.
Na cidade de Chimoio, uma alegada grande penalidade não assinalada por Guilherme Malagueta, juiz daquela partida, aos 90+3 minutos, levou à fúria dos adeptos do Textáfrica que invadiram o rectângulo do jogo.
Depois de tentativa de amainar os ânimos não ter resultado, a PRM recorreu ao disparo de gás lacrimogéneo para conter distúrbios no fim da partida e com isso o caos instalou-se com todos a correr em debandada à procura de uma forma de se salvar.
Na sequência, alguns inocentes, incluindo jornalistas, saíram feridos.
Em Pemba, os adeptos do Baía, na partida frente ao Ferroviário de Nampula (1-1), protestaram o trabalho de arbitragem, alegando que, na parte final do jogo, Gulamo foi travado à margem das leis na área de Xavito. No entanto, os “locomotivas” também disseram que Belito sofreu falta, antes, na área contrária.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..