O campeão nacional, Ferroviário da Beira, vai medir forças com o Mbabane Swallows, da vizinha Eswatini, e a Black Bulls terá pela frente o Alizé Fort, das Comores, na segunda pré-eliminatória das Afrotaças-2024/25, segundo ditou o sorteio realizado ontem, na sede da Confederação Africana de Futebol (CAF), no Cairo, capital do Egipto.
Os jogos da primeira “mão” serão disputados entre os dias 16 e 18 de Agosto, sendo que os da segunda estão marcados para uma semana depois.
Os “locomotivas” da Beira, que irá disputar o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos, viaja primeiro para Eswatini para depois decidir a eliminatória em casa, uma semana depois.
Mesma sorte para a Black Bulls, que primeiro vai jogar às Comores na batalha pela fase de grupos da Taça da CAF, naquela que será a sua segunda aventura africana da sua história.
Em caso de sucesso, os campeões nacionais vão medir forças com todo-poderoso Mamelodi Sundowns da África do Sul, no “play-off” de acesos à fase de grupos, enquanto os “touros” terão um adversário que sairá do duelo entre FC 15 Agosto (Guiné-Equatorial) e as Otoho (República do Congo).
O sorteio de ontem abrangeu 59 clubes pertencentes a 47 países, Liga dos Campeões, enquanto a Taça CAF teve 52 emblemas oriundos de 41 federações-membros do organismo continental.
Para a edição-2024/25 das Afrotaças, a CAF determina que o acesso à fase de grupos será mediante a disputa de duas pré-eliminatórias, sendo que a primeira terá jogos entre 16 e 18 de Agosto (primeira “mão”) e 23 e 25 do mesmo mês (segunda).
A segunda pré-eliminatória terá lugar numa data a anunciar ao longo do mês de Setembro.
A fase de grupos das duas competições será disputada entre Outubro e Dezembro. A fase a eliminar vai decorrer entre Março e Maio de 2025.
Doze países melhor posicionados no ranking africano de clubes têm direito a duas equipas na fase de grupos, quer da Liga dos Campeões, quer da Taça CAF, nomeadamente a Argélia, Egipto, Angola, Marrocos, Costa do Marfim, Líbia, África do Sul, Nigéria, RD Congo, Sudão, Tunísia e Tanzania.