Tal como em Agosto de 2023, o Costa do Sol e o Ferroviário voltam a medir forças na finalíssima da Taça Maputo em basquetebol, designada Jogabets 100 paus, em ambos os sexos do escalão sénior.
Depois de uma fase regular disputadíssima, na qual três equipas eram possíveis finalistas, o Costa do Sol e Ferroviário acabaram afastando A Politécnica da corrida.
O Ferroviário chega à finalíssima em segundo lugar, depois de vencer A Politécnica, na sexta-feira (66-62), numa partida em que teve dificuldades.
A equipa da casa entrou mais forte e abriu um parcial de 7-0, mas, após seis minutos, Ermelindo Novela abriu o marcador para a turma “locomotiva”, ao converter três pontos. No entanto, no fim do primeiro quarto registava-se o resultado de 20-14, com o Ferroviário em vantagem.
No segundo quarto, o conjunto comandado por José Macuácua não deu tréguas ao adversário, tendo somado 20-14, o que permitiu chegar ao intervalo em igualdade pontual (34-34).
Após passar pelo balneário, os vice-campeões fizeram a reviravolta ao apontar 15-10, terminando o terceiro quarto com uma vantagem de cinco pontos (49-44). No derradeiro A Politécnica tentou reassumir o jogo e fez um parcial de 18-17, embora insuficientes para evitar o triunfo dos “locomotivas”, que optaram por fazer um “jogo de contacto”, já que os anfitriões tinham cinco faltas colectivas e averbaram o único desaire da prova.
O extremo Ermelindo Novela foi o cestinha da partida, com 19 pontos.
Já o Costa do Sol foi a primeira equipa a garantir presença na finalíssima, ao derrotar o Desportivo de Maputo, numa partida electrizante que decorreu na quadra dos “alvi-negros”.
A turma liderada por Miguel Guambe entrou forte para o duelo, tendo somado 30 pontos no primeiro quarto, contra 18 da equipa da casa. O segundo foi menos produtivo, com os “alvi-negros” a apontarem 12 e os “canarinhos” 15; ao intervalo, o Costa do Sol tinha uma vantagem de 15 pontos (45-30).