Fotos de Inácio Pereira
Para o saudoso primeiro Presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel, uma criança formada é como um tomate, que quando amadurece explode e espalha sementes por todos os lados. Esse pensamento terá norteado a criação da Escola da Amizade (Shule Der Freundshaft).
Instalada em Stassfurt, perto de Magdeburg, na Alemanha, a escola foi um dos tentáculos da Solidariedade Internacional entre os dois povos, com o fito de beneficiar cerca de 900 crianças moçambicanas e o país, em geral, já que os petizes receberiam formação geral e técnica.
OS MENINOS DE SAMORA!
Alex Goule, hoje Mestre em Tang Soo Do e presidente da Associação Moçambicana da modalidade, foi uma das crianças que de Setembro de 1982 a Dezembro de 1988 fizeram parte da Escola da Amizade. Parte das suas potencialidades tem génese no que aprendeu na RDA. Se Samora fosse vivo estaria orgulhoso de Goule, um “tomate maduro” que vai explodindo e espalhando sementes em direcções diversas, interna e internacionalmente.
“Chegados na RDA, aos 12 anos, tive o privilégio de ler a mensagem de abertura da Escola da Amizade, graças à minha rápida assimilação da pronúncia do alemão. O meu sonho era ser piloto, mas dentro do pacote que nos levou para lá não havia cursos de aviação. Acabei cursando Electricidade Industrial, isto já depois de me mudar para Calau, em Cottbus”.