O Ferroviário de Maputo sagrou-se na noite de ontem, campeão da Taça Maputo, em basquetebol, ao derrotar o Costa do Sol nos duelos da finalíssima da prova designada designada “Jogabets 100 Paus”, em ambos sexos do escalão sénior.
No confronto masculino, o Ferroviário de Maputo começou forte, estabelecendo uma liderança inicial de 18-13 sobre o Costa do Sol. O segundo quarto manteve-se equilibrado, com as “locomotivas” a vencerem por 26-22, indo para o intervalo liderando por 44-35.
No reatar, o Ferroviário ampliou ainda mais a sua vantagem, dominando o jogo com uma pontuação de 23-16, deixando o marcador em 67-51. Apesar da tentativa de recuperação dos “canarinhos” no último quarto, que venceu por 22-21, o Ferroviário manteve o controlo do jogo, selando a vitória final por 88-73.
Na final feminina, a disputa foi acirrada nos quatro períodos do jogo onde as “locomotivas” ganharam o primeiro, segundo e último quarto pelos parciais de 12-7, 13-11 e 20-7, respectivamente, enquanto que as “canarinhas” venceram o terceiro (21-13), pontuação insuficiente para evitar a vitória do Ferroviário de Maputo por 58-46.
Destaques Individuais
Masculinos
- Melhor marcador: Danilo Cumbe com 164 pontos
- Melhor triplista: Stélio Dinis (30 triplos)
- Melhor ressaltador: Belton Júlio (A Politécnica)
- MVP: Hugo Martins
- Melhor treinador: José Macuácua (A Politécnica)
Femininos
- Melhor marcadora: Anabela Cossa (104 pontos)
- Melhor triplista: Anabela Cossa (19 triplos)
- Melhor ressaltadora: Shelsea Rafael