Jornal Desafio
DESTAQUE » HOYO-HOYO FAIFE!
OPINIÃO

HOYO-HOYO FAIFE!

A meio da tarde do último sábado, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) emitiu um Comunicado de Imprensa anunciando oficialmente a contratação de Sérgio Faife Matsolo para reforçar o seu Departamento Técnico, indicando que o experiente treinador desempenhará as funções de Selecionador Nacional Sub-20.

Faife, figura incontornável no futebol moçambicano e com  créditos firmados como jogador, assume o posto que outrora vinha sendo ocupado por Dário Monteiro,  responsável pela conquista do título inédito no COSAFA de Sub-20, em 2020, e por levar o país a duas participações no Campeonato Africano das Nações (CAN), em 2021/22, mas que não pôde renovar, tendo o combinado nacional estado inactivo por dois anos.

Entendemos que por se tratar de um ano qualificativo para o “Africano” os Sub-20 e os Sub-17 já deveriam aprimorar-se com vista a esta frente. Impunha-se que o organismo que tutela o futebol nacional ao mais alto nível reagisse e desse uma resposta urgente…

A recente participação de Moçambique no torneio sénior da Taça COSAFA foi através de jogadores de Sub-23, com particular destaque para os vice-campeões de Sub-17 de 2019, orientados pelo professor Victor Matine, parte do mesmo grupo que viria a conquistar a prova regional em 2020, sob orientação de Dário Monteiro.

É, na verdade, uma responsabilidade acrescida que Faife terá de levar às costas, considerando  que deverá dar continuidade ao legado deixado pelos seus antecessores. Quando em 2017, o ex-seleccionador  nacional Abel Xavier teve a missão de reorganizar todas as selecções nacionais dentro das suas competências alargadas no processo de reestruturação ao nível das selecções de formação, com vista a harmonizar o trabalho que tem-se desenvolvido nestas categorias. Para além de melhorar os conteúdos e os planos de jogo, Abel Xavier iniciou o processo de selecção de atletas pelo país,  envolvência e inclusão dos clubes, bem como a responsabilidade de coordenar e introduzir um modelo transversal para todos os escalões. De lá a esta parte o Gabinete Técnico, dirigido pelo experimentado Arnaldo Salvado,  tem, a todo custo, procurado dar sequência com esta visão, não obstante os desafios que se impõem.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..