Jornal Desafio
DESTAQUE » OS JOGOS DA CIDADE LUZ…NATAÇÃO INAUGURA PRESENÇA DE MOÇAMBIQUE
JOGOS OLÍMPICOS

OS JOGOS DA CIDADE LUZ…NATAÇÃO INAUGURA PRESENÇA DE MOÇAMBIQUE

ALMIRO SANTOS, em Paris

Depois do esplendor que a delegação de Moçambique irradiou ontem sobre as águas do rio Sena, no inusitado desfile da cerimónia de abertura, a natação moçambicana entra hoje em acção por intermédio de Matthew Lawrence, que vai competir na prova dos 100 metros bruços integrado numa série amputada e com apenas quatro concorrentes.
O nadador moçambicano, que por sinal foi, a par da pugilista Alcinda Panguana, porta-estandarte de Moçambique no excêntrico evento de abertura de ontem, integra um grupo composto por Steve Insixiengmay, do Laos, Micah Masei, da Samoa Americana, e Chad Ng Chiu Hing Ning, da vizinha Eswatini, podendo ser considerado um dos favoritos a passar à fase seguinte da competição.
Antes mesmo de conhecer o alinhamento da sua série, o nadador de 20 anos já se mostrava cauteloso em relação aos seus potenciais adversários, mas ainda assim alimentava a esperança de melhorar o seu tempo na piscina do Arena Paris La Défense, que vai acolher, para além de todas as provas de natação, também as provas de polo-aquático, estas últimas a partir dos quartos-de-final.
O recordista mundial e olímpico desta distância dos 100 metros bruços, o britânico Adam Peaty, vai partir para a defesa dos 57.13, estabelecidos em Agosto de 2016 nos Jogos do Rio de Janeiro, numa série bem mais competitiva, que inclui nadadores como o seu compatriota James Wilby, o norte-americano Charlie Swanson e o italiano Nicolo Martinenghi.
Matthew Lawrence, que arrebatou o ouro para Moçambique em 2022 nos campeonatos da Zona VI, disse esperar melhorar o seu tempo nestes Jogos Olímpicos, de preferência baixando o registo para menos de 1 minuto. Embalado pelo clima de entusiasmo que reinava em casa do Embaixador moçambicano na República da França, Alberto Maverengue Augusto, o nadador prometeu aos jornalistas “deixar os pulmões” na piscina da Arena Paris La Défense, sendo que as suas primeiras braçadas acontecem precisamente às 11 horas e 30 minutos de Paris, a mesma hora de Maputo.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..