Quando jogadores nacionais, sobretudo jovens, deixam o país para abraçar o profissionalismo no estrangeiro, há uma dose de certeza da sua evolução. São alguns exemplos disso os jogadores ainda no activo, nomeadamente Mexer, Zainadine, Reinildo Mandava, Bruno Langa e Geny Catamo.
Lembrar que o clássico defesa-central Edson Sitoi (Mexer) tentou o Sporting, na época de 2009/2010, mas foi pelo Olhanense que começou a se destacar, passando pelo Nacional, rumando para Rennes (França), Bordeux, já em final de carreira Estoril, e actualmente o Bandimaspor (Turquia).
É uma trajectória não muito diferente de Zainadine, transferido ao Nacional por três épocas, antes de mudar-se para o Marítimo, com passagem pelos chineses do Tianjin Teda. E agora com 36 anos de idade não se sabe qual será o seu destino.
Reinildo, com 30 anos de idade, entrou em Portugal pela porta do Sport Lisboa e Benfica, inserido na equipa “B”. Foi cedido ao Fafe e Sporting da Covilhã e, depois, contratado pelo Belenenses SAD. Foi de lá que deu um salto enorme, por empréstimo, ao futebol francês, jogando pelo Lille, que rendido às suas qualidades, “apoderou-se” do seu “passe”. O Atlético também não ficou alheio ao seu talento e foi buscá-lo, conquistando a confiança de Diego Simione e consequentemente a titularidade.