A base búlgara de ascendência moçambicana Iolanda Cossa está desde a passada quinta-feira, 25 de Julho corrente, a treinar sob as ordens do seleccionador nacional de basquetebol feminino, o sérvio Slavoljub Gorunovic.
De 1.67 metro de altura, 29 anos de idade, nascida a 29 de Maio de 1995 em Sófia, Bulgária, Iolanda Cossa é filha de pai moçambicano e mãe búlgara e está pela primeira vez a trabalhar na Selecção Nacional à procura de um lugar na equipa que prepara a presença no Torneio de Qualificação ao Campeonato do Mundo da FIBA da Alemanha-2026, a decorrer no México de 19 a 25 de Agosto próximo.
Entretanto, fonte da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) disse que neste momento trabalha-se junto das autoridades governamentais para que a atleta do Banovic, da Bósnia, seja portadora do passaporte moçambicano. É que sem esse documento a jogadora não pode jogar pela Selecção Nacional.
A FMB e o seleccionador nacional acreditam que a jogadora, com passagens em clubes da Bulgária, Marrocos, Chipre e Islândia, possa ser uma mais-valia para a armação dos ataques da Selecção Nacional, aumentando a concorrência e as opções de rotação com Sílvia Veloso e Delma Zita.
Refira-se que a Selecção Nacional prepara desde 8 de Junho a presença, no México, no Torneio de Qualificação ao Campeonato do Mundo da FIBA da Alemanha-2026, no qual está integrado no Grupo “B”, o mesmo do país anfitrião, Nova Zelândia e Montenegro.
DESTAQUE » IOLANDA COSSA À BUSCA DE ESPAÇO NA SELECÇÃO NACIONAL
Artigo anterior
Artigo a seguir
Artigos relacionados:
Carregando....