Jornal Desafio
DESTAQUE » OS JOGOS DA CIDADE-LUZ: HOMEM OU MULHER, EIS A QUESTÃO!
JOGOS OLÍMPICOS

OS JOGOS DA CIDADE-LUZ: HOMEM OU MULHER, EIS A QUESTÃO!

Almiro Santos, em Paris

Há uma questão existencial aqui em Paris que em tudo se assemelha à tragédia de Hamlet, de William Shakespeare: “To be, or not to be, that is the question”, ou seja “Ser ou não ser, eis a questão”. Neste caso, trata-se de saber se eram mulheres ou homens a competir entre si na polémica que foi despoletada no combate de boxe entre a argelina Imane Khelif e a italiana Angela Carini, precisamente na categoria da nossa Alcinda Panguana.

Estes casos não são novos no desporto. Maria de Lurdes Mutola e Argentina da Glória, sobretudo esta última, já foram vítimas deste ostensivo “bullying” reinante no desporto de alta competição, alguns dos quais com contornos de perseguição, como é o caso de Tina, que obrigou a intervenção do Comité Olímpico de Moçambique e de uma reputada junta médica em Maputo.

Tina da Glória só voltou a competir depois de uma composta delegação de Moçambique deslocar-se à sede da IAAF, no Mónaco, e depositar um relatório exaustivo e circunstanciado, inclusivamente com análises médicas anexadas, para comprovar que a atleta moçambicana dos 800 e 1500 metros era, de facto, uma mulher!

O CASO DA ARGELINA IMANE

Este debate, que pode parecer bizarro, começa imediatamente depois de a pugilista argelina dos 66Kg Imane Khelif vencer aitaliana Angela Carini, num combate que durou menos de um minuto, precisamente logo depois dos primeiros golpes à italiana de 25 anos, que afirmou ter decidido abandonar a prova devido à dor intensa no nariz.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..