Jornal Desafio
DESTAQUE » OS JOGOS DA CIDADE-LUZ: DEISY DESPEDE-SE DE MARSELHA
JOGOS OLÍMPICOS

OS JOGOS DA CIDADE-LUZ: DEISY DESPEDE-SE DE MARSELHA

ALMIRO SANTOS, em Paris

A velejadora Deisy Nhanquile despediu-se ontem da Marina de Marselha e dos Jogos Olímpicos de Paris, cumprindo 9 das 10 regatas previstas na classe “Dinghy” femininos, durante as quais, não obstante ter realizado boas largadas, não conseguiu chegar ao fim da competição entre as 10 melhores embarcações que vão disputar hoje o “medal race”, a corrida final que dá direito a medalhas.

Na sua segunda participação em jogos olímpicos, a velejadora moçambicana oscilou nas suas nove regatas (a décima foi cancelada por motivos ainda não esclarecidos pela organização) mas no somatório das nove provas realizadas no “Dinghy” feminino, Deisy Nhanquile ocupou a 40ª posição, logo abaixo de Khouloud Mansy, concorrente do Egipto e segunda africana nesta competição.

A regata final está marcada para esta tarde na Marina de Marselha, sendo disputada pelo chamado “top 10”, encabeçada pela holandesa Marit Bouwmeester, que contabilizou 30 pontos líquidos no total das 9 provas, a menor pontuação entre as 43 concorrentes, uma vez que na vela ganha quem soma menos pontos.

Deisy somou 301, no somatório das 9 regatas, e mesmo estando em aberto a realização da décima prova esta manhã, a velejadora moçambicana já não vai a tempo de disputar o “medal race”, restando a consolação de ter ficado acima de pelo menos três adversárias, Charlotte Webster, das Ilhas Caimão, Ameena Shah, do Kuwait, e Vaimooia Astrid Ripley, de Samoa.

Fazem parte ainda do selecto grupo das 10 velejadoras, por ordem de menor pontuação, Anne-Marie Rindom da Dinamarca, Line Flem Hoest da Noruega, Maud Jayet da Suíça, Elena Verobeva da Croácia, Emma Plasschaert da Bélgica, Chiara Benini da Itália, Louise Cervera da França, Erika Reineke dos Estados Unidos e Sarah Dougas do Canadá.

Deisy Nhanquile é a última atleta moçambicana a deixar a competição nestes Jogos Olímpicos de Paris, depois das prestações de Matthew Lawrence e Denise Donelli na natação, de Jacira Ferreira no judo, de Steven Sabino no atletismo e de Alcinda dos Santos e Tiago Muxanga no boxe, estes últimos os únicos que conseguiram pelo menos uma vitória.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..