O campeão nacional Ferroviário da Beira defronta esta noite o Mbabane Swallows do Eswatini, em Pretória, capital da África do Sul, em partida da primeira “mão” da segunda pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos.
É a estreia dos “locomotivas” da Beira na edição 2024/25 das Afrotaças, num jogo que inicia às 19.00 horas, no Estádio Lucas Moripe, pertencente ao Município de Tswane (Pretória), com capacidade para 28.900 pessoas.
Os “locomotivas”, que estão na África do Sul desde quarta-feira, fizeram ontem o seu único ensaio ao relvado do “Lucas Moripe”, onde hoje procurarão vencer para resolverem tranquilamente a eliminatória em casa.
O vencedor desta eliminatória vai medir forças com o poderoso Mamelodi Sundowns, da África do Sul, que está isento desta fase por força do ranking.
Um dado curioso é que o recinto da partida de hoje, estádio alternativo do Mbabane Swallows, que não tem um campo aprovado para jogos internacionais no seu país, é também uma das casas (a par do Loftus Versfeld) do Sundowns, que aguarda pelo vencedor desta eliminatória.
O embate de hoje, que é o primeiro de sempre entre as duas formações, será dirigido por uma arbitragem etíope chefiada por Ashebir Wordofa, que será auxiliado por Tigle Belacheu e Fasika Yehualashet. Manuhe Woldetsadik será o quarto árbitro.
O jogo terá como comissário da CAF o sul-africano Bennett Bailey.
O duelo da segunda “mão” terá lugar a 25 de Agosto, no Complexo Desportivo da ABB, no Tchumene.
Quer o Ferroviário da Beira, quer o Mbabane, procuram a segunda presença na fase de grupos da “champions”. Os campeões nacionais lá estiveram em 2017, enquanto os swatis marcaram presença em 2018.