Jornal Desafio
DESTAQUE » MOÇAMBIQUE DESPEDE-SE COM DERROTA
QUALIFICAÇÃO AO MUNDIAL FEMININO

MOÇAMBIQUE DESPEDE-SE COM DERROTA

A Selecção Nacional de Basquetebol feminina perdeu esta madrugada diante da Nova Zelândia (79-63), em partida da terceira jornada do Grupo “B” do Torneio de Qualificação para o Campeonato do Mundo da FIBA da Alemanha-2026, que termina domingo.
O combinado nacional perdeu a possibilidade de se qualificar ao Campeonato do Mundo nesta primeira janela de qualificação, após perder nas primeiras duas jornadas contra a selecção anfitriã, México (71-65), e diante de Montenegro (74-52).
As atenções ficam viradas para o Torneio de Qualificação ao Afrobasket da Costa do Marfim-2025, a decorrer já em Novembro, em Angola, juntando os países da África Austral para apurar apenas um representante para a competição continental.
Assim, para chegar ao seu segundo Campeonato do Mundo, depois da estreia em 2014, na Turquia, a Selecção Nacional ainda tem um caminho com duas estações por seguir.
Primeiro, deve vencer a pré-qualificação ao “Afrobasket” já em Novembro, em Angola, para, depois, na prova continental, ganhar o evento ou, então, terminar em posição que permita disputar o Torneio de Qualificação ao Campeonato do Mundo da FIBA da Alemanha-2026.
Nessa prova estarão 24 equipas de todo o mundo, sendo que, dessas, duas serão as vencedoras dos actuais torneios de pré-qualificação do México e do Ruanda e, ainda, as que tiverem uma boa classificação nos campeonatos continentais que vão decorrer no segundo semestre de 2025.
Hoje, na partida que iniciou a 1h30, Moçambique entrou com muita atitude, mas com pouca eficiência, falhando cestos fáceis. Porém, conseguiu travar a ofensiva da Nova Zelândia e concretizou três triplos (12-11) por Ingvild e Stephania Chiziane, terminando o primeiro quarto a perder por 14-12.
No segundo, manteve-se o equilibrio, até que a Nova Zelândia decidiu apostar nos lançamentos de longa distância, abrindo uma vantagem de 12 pontos (33-21), a maior diferença àquela altura. Nem o desconto de tempo solicitado pelo técnico nacional, o sérvio Slavoljub Garonovic, foi suficiente para travar a ofensiva adversária. Moçambique foi assim ao intervalo com 14 pontos de desvantagem (44-30), a mesma diferença pontual verificada no terceiro quarto (64-50), antes do 79-63 final.
Ingvild Mucauro voltou a destacar-se. Em 30 minutos, marcou 14 pontos, seis dos quais resultantes de dois triplos. Contou ainda com quatro ressaltos (um ofensivo e três defensivos) e cinco roubos de bola.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..