O avançado do Desportivo de Nacala, Elias Macamo, é a grande novidade da lista dos 25 jogadores convocados pelo Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, com vista à primeira e segunda jornadas da fase de qualificação ao Campeonato Africano das Nações (CAN), que vai decorrer no próximo ano em Marrocos.
Para além da convocatória do melhor marcador do Moçambola-2024, com 10 golos, o destaque vai para o regresso do extremo Jonathan Muiomo, o médio Shaquille, o defesa Martinho Thauzene e do guarda-redes Fazito.
A partida com o Mali terá lugar na noite (21.00 horas) de sexta-feira do dia 06 de Setembro. Depois desse jogo, os “Mambas” iniciam a viagem de regresso no dia seguinte, 7 de Setembro, com chegada a Maputo prevista para o dia 8, tendo em conta que quatro dias depois receberão a Guiné-Bissau na tarde (15.00 horas) de terça-feira do dia 10 de Setembro, no Estádio Nacional do Zimpeto.
Depois destas duas primeiras jornadas, os “Mambas” terão os restantes quatro jogos nos dois meses seguintes. Em Outubro enfrentarão Eswatini em dose dupla. Primeiro em Maputo e depois fora de portas, em jogos da terceira e quarta jornadas, respectivamente. Finalmente, em Novembro os “Mambas” receberão, primeiro, o Mali em jogo da quinta jornada antes de, finalmente, se deslocarem à Guiné-Bissau para o jogo da sexta e última jornada.
A campanha de qualificação para o CAN 2025 vai durar apenas três meses.
Eis a lista dos convocados:
Guarda-redes: Ernan Siluane, Fazito e Ivan Urrubal; defesas: Domingos Macandza, Bruno Langa, Infren Matola, Reinildo Mandava, Nené, Mexer e David Malembane.
Médios: Amadou, Guima, Pepó, Aly Abudo, Shaquille Nangy, Jonathan Muiomo, Geny Catamo, Dominguez, Wity e Gildo Vilankulo; Avançados: Stanley Ratifo e Elias Macamo.