Jornal Desafio
Chiquinho Conde volta a ter Eduardo Jumisse, o seu adjunto preferido
DESTAQUE » CHIQUINHO CONDE RECUPERA JUMISSE
MAMBAS

CHIQUINHO CONDE RECUPERA JUMISSE

O técnico Eduardo Jumisse é a única novidade na equipa técnica que Chiquinho Conde formou para cumprir o contrato assinado na noite de terça-feira passada, 28 de Agosto, e que se prolonga até 31 de Janeiro de 2026.

Separado de Chiquinho Conde depois da participação no CHAN-2022, disputado entre Janeiro e Fevereiro de 2023, Eduardo Jumisse foi sempre uma aposta pessoal do treinador e fez questão que fizesse parte da sua equipa técnica.

Por detrás do seu afastamento, recorde-se, está a greve que ocorreu na Argélia, em que os jogadores se recusaram a embarcar no voo de regresso ao país por, alegadamente, exigirem o aumento nos valores a receber pela participação no evento.

Na altura, para além de Jumisse, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) suspendeu preventivamente os jogadores Isac de Carvalho, Telinho, Kito,  Shaquille e Chico Muchanga. O grupo de trabalho exigia que a FMF aumentasse o prémio pela qualificação para os quartos-de-final do CHAN-2022, que devia ser de 60% do valor de 400 mil dólares americanos atribuído pela Confederação Africana de Futebol (CAF) a todas equipas que passaram da primeira fase daquele evento.

No final da polémica, os cinco jogadores viram a suspensão levantada, mas Jumisse foi de forma definitiva afastado da equipa técnica dos “Mambas”. Outrossim, contra Jumisse corria o facto de o técnico, na altura, ter apenas uma carteira de treinador de Nível-C da CAF, que não era aceite para desempenhar as funções de assistente do seleccionador nacional.

Agora, para além de tudo que Chiquinho Conde negociou para renovar o seu contrato, uma delas foi a inclusão de Jumisse na sua equipa técnica.

E porque a FMF não aceitou alargar o número de treinadores a assistir o seleccionador nacional, o regresso de Jumisse significou a saída de Danilo Manhonga, mais conhecido por Mbinho.

Entretanto, da última equipa técnica, cujos contratos expiraram igualmente a 31 de Julho, todos regressam e mantêm as funções.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..