Jornal Desafio
Foto: C. Macassa
DESTAQUE » NA “GALA” HCB DO MOÇAMBOLA: NYUSI DESAFIA DIRIGENTES A PROFISSIONALIZAREM O DESPORTO
NOTICIÁRIO

NA “GALA” HCB DO MOÇAMBOLA: NYUSI DESAFIA DIRIGENTES A PROFISSIONALIZAREM O DESPORTO

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, desafiou os dirigentes desportivos e do futebol, em particular, profissionalizarem o desporto, durante a Gala HCB Premiações Moçambola-2024, que premiou, na noite de ontem, os melhores jogador, marcador, guarda-redes, treinador, árbitro e 11 ideal da primeira volta da competição.

Lançada em Maio, a “Gala HCB” vai premiar já no fim do ano, ou seja, do Moçambola, também melhores das categorias colectivas, nomeadamente o campeão nacional, vice-campeão, terceiro classificado e equipa “fair-play”, bem como jornalistas.

Dirigindo-se a uma plateia composta por alguns jogadores no activo (do 11 ideal da primeira volta) e antigas estrelas do futebol nacional, dirigentes de clubes e da Federação Moçambicana da modalidade-rainha e aos desportistas no geral, o Chefe do Estado lembrou os momentos marcantes quando dirigiu os Ferroviários de Nampula e Maputo, neste último, onde foi por pouco tempo, uma vez nomeado ministro da Defesa antes de ser eleito Presidente da República.

São experiências de resiliência na gestão desportiva contadas na primeira pessoa perante algumas figuras com as quais trabalhou em prol do futebol e não só.

Avançou que a intenção de criar a Liga Moçambicana de Futebol (LMF), gestora do Moçambola, há sensivelmente 23 anos, curiosamente em Nampula, era profissionalizar o Moçambola, elogiando à direcção da agremiação e patrocinadores pelo facto de a prova hoje contar com uma premiação aliciante (7.5 milhões de meticais).

Desafiou os dirigentes desportivos, em particular os de futebol, a profissionalizarem o desporto, a combater a corrupção no sector, garantir a segurança nos campos, bem como a valorizar os jogadores.

Quer Filipe Nyusi que o Moçambola seja uma montra e que o desporto e futebol se tornem numa indústria.

Agradeceu aos desportistas pela homenagem prestada, dedicando a eles também sucesso.

Partilhou a homenagem com os atletas e o povo moçambicano, que sempre acarinhou o des porto. Desafiou que iniciativas iguais a “Gala HCB” sejam promovidas noutras modalidades.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..