Jornal Desafio
DESTAQUE » DUELO COM MÉXICO TRINTA ANOS DEPOIS
HÓQUEI EM PATINS

DUELO COM MÉXICO TRINTA ANOS DEPOIS

IVO TAVARES

Começa hoje na pequena comuna italiana de Novara, localizada na região de Piemonte, cuja capital é Turim, o “Mundial” de hóquei em patins, com Moçambique a estar presente na Taça Challenger, prova que antes da congregação da modalidade juntamente com outras disciplinas sobre rodas, em Nanjing, China, em 2017, era denominada de Grupo “C”. 

O destino da Selecção Nacional na Taça Challenger começará a ser traçado esta noite (18.00 horas) diante do México, um velho conhecido dos hoquistas nacionais, pois já se cruzaram em quatro ocasiões. A última foi há precisamente 30 anos, no Mundial do Grupo “B” (agora Taça Intercontinental) realizado no Chile-1994, tendo a equipa nacional vencido por 3-1. De resto, o histórico de confrontos com os mexicanos é animador, já que Moçambique ganhou em outros três: o último dos quais de forma esmagadora, por expressivos 18-1 no “Mundial” do Grupo “B” disputado em Montevideu, em 2006, competição na qual haveria de se sagrar campeão do mundo, naquela que foi a primeira conquista do hóquei para o país.

Antes, no “Mundial” também do Grupo “B”, em Macau-1990, goleou por 13-2 e, em 1986, no “Mundial” realizado curiosamente no México, e na primeira vez que se encontraram, o combinado nacional venceu por 4-3. Assim, a turma nacional treinada por Bruno Pimentel, o mais internacional de sempre por Moçambique, entrará em campo com esse registo imaculado frente à selecção latino-americano. 

Sem tempo para descanso, os hoquistas nacionais enfrentarão amanhã o Japão, (18.00 horas), na quarta-feira o Uruguai, às 14.00 horas, e na quinta e sexta, Israel, às 10.00 horas, e Nova Zelândia, a partir das 18.00 horas, respectivamente. 

Refira-se que a Selecção Nacional nunca perdeu com nenhum destes adversários. Com os neoZelandeses travou dois duelos, contabilizando vitórias por 5-2 e 4-2 nos “Mundiais” do México-1986 e Andorra-1992, respectivamente. Frente ao Japão bateu-se apenas em uma ocasião no México-1986, vencendo de forma convincente por 6-2.

A selecção de Israel foi a última a enfrentar o combinado nacional. Há dois anos, no “Mundial” de San Juan, na Taça Intercontinental (anteriormente chamado de Grupo “B”), a equipa treinada por Jorge Oliveira venceu por 12-5, o que vale dizer que tradicionalmente Moçambique é tido como favorito, embora os tempos que se vivem no hóquei nacional não sejam dos melhores.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..