Moçambique vai conhecer hoje os adversários no Campeonato Africano (CAN) de Futebol de Praia, quando decorrer o sorteio às 16.00 horas de Maputo, na sede da Confederação Africana de Futebol (CAF), na capital egípcia, Cairo.
Além de Moçambique, que venceu duas “mãos” as Seychelles, com o agregado de 9-4, transitaram para a fase final o Gana, Malawi, Marrocos, Tanzania, Egipto (anfitrião) e Senegal. O CAN terá lugar de 19 a 26 de Outubro.
Espera-se que o torneio, no qual as oito nações serão divididas em dois grupos de quatro equipas, proporcione mais uma emocionante experiência de futebol de praia africano, com os olhos voltados para os campeões, Senegal, que buscam o seu quinto título.
Será a sexta edição do torneio de futebol de praia e a segunda vez que se realiza no Egipto. A primeira disputou-se em 2018, em Sharm El Sheikh.
Frisar que o vencedor e finalista vencido do CAN garantem lugar no “Mundial” da modalidade, que se realiza no próximo ano nas Seychelles, nação que integra o bloco dos países do Conselho das Associações da África Austral (COSAFA).
Na edição anterior, a competição foi realizada em Moçambique, em 2022, onde o Senegal se sagrou campeão, garantindo o seu quarto título consecutivo.Os senegaleses conquistaram o troféu ao derrotar os “Faraós” por 6-5, nas grandes penalidades, após empate a dois golos, na Arena de Vilankulo.