Jornal Desafio
DESTAQUE » SELECÇÃO NACIONAL PERDE DIANTE DO URUGUAI
HÓQUEI EM PATINS

SELECÇÃO NACIONAL PERDE DIANTE DO URUGUAI

A Selecção Nacional de Hóquei em Patins averbou, ontem, a primeira derrota (3-5) no “Mundial” (Taça Challenger), numa partida de grau de dificuldade elevada diante do Uruguai, a contar para a terceira jornada do Grupo “A”.

Já era expectável que o combinado nacional, que neste Campeonato do Mundo em Novara,  Itália,  actua sem um jogador luso descendente (não acontecia desde Macau-1998 estreia do guarda-redes Nuno Adrião). Conta apenas com jogadores nascidos e formados no país.

Mesmo assim, atendendo ao favoritismo dos sul-americanos, mais pela experiência do que propriamente pela técnica, os hoquistas moçambicanos deram tudo, conforme prometeu Absalão Miquissene (Mafambinha) na antevisão da partida. 

O jogo iniciou com as duas equipas em fase de estudo e a não quererem arriscar muito, mas foi o Uruguai que antes dos dez minutos passou para frente do marcador por intermédio de Martin Silva. Em desvantagem, Moçambique viu a situação piorar após Pedro Tivane Jr. ter visto um cartão azul e ser obrigado a ficar dois minutos no banco. Porém, Pau Esteller não foi eficaz e o 1-0 manteve-se, tendo a equipa nacional ganho confiança e beneficiado também, a oito minutos do fim, de um livre directo a que Pedro Pimentel Jr. não transformou em golo. Foi a um minuto para o intervalo que Tivane Jr. tirou da cartola uma daquelas jogadas individuais para mais tarde recordar até atirar para o fundo da baliza, fazendo uso da sua forte stickada.

A partida chegou ao intervalo empatada a uma bola e estava tudo em aberto para a etapa complementar, mas pode-se dizer que Moçambique deitou tudo a perder com uma entrada em falso. Num espaço de três minutos (21, 20 e 18) sofreu três golos que vieram tornar a missão muito complicada. Mas mesmo assim, não deixou de correr atrás do resultado e a 12 minutos do fim e com muito tempo para jogar, Tivane Jr. atirou mais um míssil que só foi explodir na redes sul-americanas. Contudo, o ambiente voltou a ficar azedo para a selecção quando no minuto seguinte  o Uruguai fez o 5-2. Apesar de haver ainda dez minutos para jogar já começavam a faltar pernas aos moçambicanos, que ainda tinham que se recompor da lesão de Pedro Pimentel Jr. Como já é característico nos hoquistas nacionais bateram-se até ao fim e o marcador de serviço Absalão Miquissene iria apontar o seu golo, o quinto na conta pessoal, reduzindo para 5-3. Com cinco minutos para o apito final veio o último sprint,  mas o resultado não iria se alterar. 

Moçambique averba uma derrota que faz com que passe a depender de terceiros para terminar em primeiro e estar na final da Taça Challenger no sábado. Para já tem de vencer Israel hoje, às 10.00 horas, e esperar que o Uruguai perca nos próximos dois embates. Amanhã, a turma nacional termina a sua participação na fase de grupos defrontando a Nova Zelândia. 

Neste momento, Israel, que goleou o México por 9-0, lidera com nove pontos, os mesmos que o Uruguai.  Moçambique segue em terceiro com seis.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..