O técnico João Chissano foi anunciado na passada terça-feira (17) como o novo treinador do Ferroviário de Nampula, com contrato válido até o final da próxima época, mas anteontem, sábado, não orientou os “axinenes” na vitória sobre o Desportivo de Nacala, em jogo da 17.ª jornada do Moçambola-2024, disputado no Estádio 25 de Junho.
Para não se sentar no banco técnico, João Chissano deparou-se com o facto do delegado da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) ter-lhe informado que não estava inscrito no sistema electrónico da Federação Internacional de Futebol, a FIFA Conect.
FIFA Connect é um programa que ajuda as federações filiadas àquele organismo internacional de futebol a registar todos os seus actores, desde jogadores, treinadores e árbitros – onde quer que estejam no mundo.
Com base nesse programa, a cada actor recebe um número de identificação exclusivo que serve para ajudar na organização de futebol de cada país.
Em bom rigor, trata-se de uma espécie de número de passaporte digital de futebol e contém as informações do histórico de cada interessado.
Por isso, no histórico dos dados de João Chissano constava que o treinador ainda estava contratualmente ligado ao Textáfrica de Chimoio, clube que até sábado ainda não havia informado a quem de direito que o técnico já não fazia parte dos seus quadros.