Jornal Desafio
DESTAQUE » TALENTO DA PRATA DA CASA OFUSCADO  PELA INEXPERIÊNCIA
HÓQUEI EM PATINS

TALENTO DA PRATA DA CASA OFUSCADO  PELA INEXPERIÊNCIA

Foi exclusivamente com hoquistas nascidos e formados em Moçambique, algo que não acontecia desde o “Mundial” de Macau-1998, ano da estreia dos luso-moçambicanos com a chamada do guarda-redes Nuno Adrião, que a Selecção Nacional se apresentou na pequena comuna de Novara, localizada na região de Turim, Itália.

A “prata da casa” bateu-se com as “armas” que tinha. Em termos de qualidade de hóquei exibido, não ficou em nada a dever a nenhuma das selecções com quem mediu forças, mas a vontade e coragem de se bater olho no olho com adversários mais experientes acabaram sendo anuladas pela falta de experiência e eficácia, aspectos que adiaram a subida da equipa nacional da Taça Challenger para a Intercontinental.

À prior, face às ausências dos luso-moçambicanos Marinho, Tiago Matias, Gustavo Carvalho, por falta de documentação, e de Filipe Nabais, por impedimento do próprio clube, já se sabia que a tarefa dos hoquistas que saíram de Maputo e dos que “emigraram” para as terras lusas, saídos da capital do país, não seria fácil.

Antevendo sérias dificuldades, o seleccionador nacional, Bruno Pimentel, não atirando a “toalha ao chão”, já tinha deixado transparecer que com este conjunto de elevado valor, mas inexperiente, iria procurar conquistar o título, sem entrar em falsas promessas, pois sabia das dificuldades que iria encontrar. Foi o que se viu! O arranque foi promissor. Duas vitórias, ante o México (5-3) e Japão (7-2), mas depois veio a confirmação do que mais se temia. Uruguai e Israel, selecções de outro quilate – diga-se de passagem, não muito superior que os jovens rapazes da equipa nacional – valeram-se pela experiência, factor importante para que não tremessem à frente da baliza.

Desaires diante dos uruguaios (5-3) e israelitas (6-4) acabaram com o “sonho” de terminar em primeiro lugar no Grupo “A” e assim subir à Taça Intercontinental.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..