As selecções nacionais de futebol Sub-20 de Moçambique e Eswatini protagonizam hoje, a partir das 15.00 horas, no Complexo Desportivo de Tchumene, município da Matola, a partida de cartaz da Taça COSAFA, em futebol masculino, referente à primeira jornada do Grupo “A”.
Na primeira vez em que o país organiza a prova da categoria, a turma de Sérgio Faife Matsolo está focada em conquistar o segundo título da COSAFA Sub-20, depois do êxito de 2020, na vizinha África do Sul.
Os “Mambinhas” esperam repetir a proeza de Baía de Nelson Mandela, para regressar ao Campeonato Africano das Nações de Sub-20 no próximo ano, que, por sua vez, também servirá de qualificação, desta feita, para o Campeonato do Mundo de Sub-20 da FIFA, no Chile.
Moçambique-Eswatini será o segundo desafio da tarde, uma vez que, a partir das 12.00 horas, no mesmo palco, vão jogar as selecções do Zimbabwe e Botswana, para a primeira jornada do Grupo “A”, o mesmo dos “Mambinhas”.
Participam na Taça COSAFA Sub-20 doze selecções divididas em três grupos de quatro cada. Os primeiros classificados de cada série qualificam-se para as meias-finais, tal como o melhor segundo colocado dos três grupos.
Referir que os “Mambinhas” são actuais vice-campeões da competição, depois de perderem na final (1-0), diante da Zâmbia, em prova realizada há dois anos, no Reino do Eswatini.