A Selecção Nacional de Taekwondo deixa Maputo na tarde deste sábado com destino à cidade de Chuncheon, Coreia do Sul, onde vai participar, de 1 a 6 de Outubro, no Campeonato do Mundo de juniores.
A delegação integra cinco atletas, o seleccionador nacional e o presidente da Federação Moçambicana de Taekwondo.
O grupo despediu-se hoje do Secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, que transmitiu palavras de encorajamento e responsabilidade.
“Esta é uma responsabilidade das nossas selecções quando vão participar de um evento desta envergadura. Esperamos que honrem a nossa bandeira e sejam disciplinados, pois carregam milhões de moçambicanos”.
Os cinco atletas são Hiraly Tembe, da província de Maputo; Fariana Bene e Gizelle Machel, da província de Sofala; Yassimine Bernardo e Fernando Leitão, da província de Manica.
Yassimine Bernardo, a mais nova da delegação, quer que Moçambique seja conhecido como a melhor selecção de Taekwondo no mundo. “Eu irei trazer mais medalhas ao meu país, a vitória será nossa”, disse.
Fernando Leitão, único atleta do sexo masculino no grupo, afirma ser um grande desafio e gratificante estar entre as quatro mulheres, por isso promete ser “campeão mundial”.
O treinador da Selecção Nacional de Taekwondo, Victor Boa, disse estar firme para a competição de nível mundial e promete trazer bons resultados “embora a preparação tenha sido difícil. Os atletas estão preparados para este grande desafio, e prometemos trazer resultados positivos”.