Com um percurso cem por cento vitorioso na prova, o Ferroviário de Nacala e o Maxaquene garantiram presença na fase regular da Liga Nacional de Basquetebol, designada Sasol, em seniores femininos.
As equipas são representantes das zonas Norte e Sul, respectivamente. Ambas começaram a desenhar o apuramento ainda na jornada inaugural, na qual o Ferroviário de Nacala derrotou a FL Segurança de Lichinga (55-41) com os parciais de 17-9 e 7-14 na primeira parte, o que levou as duas equipas ao intervalo separadas por apenas um ponto (24-23).
Na mesma jornada, o New Vision bateu a União Juvenil de Napipine (58-37), numa partida que entrou a perder por 9-14, mas recuperou no segundo quarto (20-10) e conseguiu uma vantagem de cinco pontos (29-24). Já na segunda parte, as diferenças evidenciaram-se: o New Vision fez 11-5 para o terceiro quarto e 18-8 no último.
Os embates da segunda ronda foram de sucesso para FL Segurança de Lichinga e as “locomotivas” de Nacala, que tiveram vitórias expressivas. A turma de Lichinga venceu a União Juvenil de Napipine por 63-39, enquanto o Ferroviário derrotou o New Vision por 69-55.
Na última jornada, as anfitriãs mantiveram a invencibilidade ao derrotar a União Juvenil de Napipine por 46-36. Esta vitória garantiu a liderança isolada da equipa. Noutra partida, o New Vision Pemba venceu o FL Segurança de Lichinga por 75-55, ficando em segundo lugar na tabela classificativa.
No Sul, as “tricolores” começaram com um triunfo fácil frente às Águias Especiais (71-34), na jornada inaugural. O Desportivo, por sua vez, superou o Eagles da Maxixe por 62-52, num jogo em que entrou forte, tendo marcado 23 pontos, contra 11 das adversárias, que no segundo quarto estiveram mais entrosadas e fizeram 21-7, o que permitiu chegar ao intervalo com dois pontos de vantagem (30-32).
Após passar pelo balneário, o Desportivo reassumiu o comando do jogo (14-9) no terceiro quarto. E o último foi renhido (18-11).
A turma “tricolor” impôs a segunda derrota ao Eagles da Maxixe (90-70) na segunda jornada – no fim da primeira parte já somava 50 pontos, contra 25 das visitantes, que tentaram reduzir a desvantagem com um parcial de 19-16, mas no derradeiro quarto as “tricolores” impuseram-se, ao marcar 31-19.
No último jogo, o Maxaquene teve uma performance avassaladora contra o Desportivo, vencendo por 88-65.
Assim, o Ferroviário de Nacala (Zona Norte) e Maxaquene (Zona Sul) completam a duas últimas vagas disponíveis. O Clube Municipal da Beira (Zona Centro) foi a primeira equipa a apurar-se, há duas semanas, numa eliminatòria discutida com a Liga Desportiva de Sofala. Costa do Sol, Ferroviário de Maputo, Lázio, Ferroviároio da Beira e A Politécnica apuraram-se automaticamente por terem ocupado o top-5 na edição anterior.