O Brera Tchumene FC recebe esta tarde a Associação Black Bulls, em jogo de acerto de calendário da 17.ª jornada do Moçambola-2024. Este jogo, recorde-se, não foi realizado em devida altura devido aos compromissos internacionais dos “touros”.
Neste confronto de hoje, a equipa de Hélder Duarte, atendendo o seu principal objectivo nesta temporada, que passa por repetir o êxito de 2021, vai entrar à procura do melhor resultado, de modo a recuperar a liderança da prova.
No entanto, terá pela frente um adversário, treinado pelo irreverente Dário Monteiro, que está pressionado a não perder (figura na penúltima posição), tendo em conta que a luta pela manutenção ainda está longe de estar resolvida, situação que criou mais emotividade pelo facto de o último classificado, Textáfrica, ter vencido na recepção ao Ferroviário de Nampula (2-1) e recuperado substancialmente na tabela classificativa. Deste modo, promete-se uma luta assaz pela permanência até ao fim.
Apimenta a partida de hoje o facto dos dois intervenientes terem perdido nos desafios anteriores. Ou seja, em jogos da 18.ª ronda, a Black Bulls sofreu a sua primeira derrota no campeonato frente ao Ferroviário de Maputo (1-0) e o Brera Tchumene não foi feliz no despique com o Costa do Sol, perdendo, por 2-1, depois de ter estado em vantagem no marcador.
Na primeira volta, lembre-se, os “touros” saíram vitoriosos, à tangente (1-0), num jogo que “nero-verdes”, na altura treinados por Hassan Júnior, ofereceram muita resistência.
Para este jogo, a Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF) nomeou uma equipa chefiada por António Chivavel, a ser auxiliado por Roda Mondlane e Meque Giro. Zefanias Chijamela será o quarto árbitro.