AS escolas secundárias Josina Machel e Francisco Manyanga, ambas da cidade de Maputo, são os grandes vencedores da primeira edição do Torneio Jr. NBA, organizado pela Fundação Clarice Machanguana, cuja patrona é a antiga poste da Selecção Nacional de Basquetebol.
Nas finais realizadas na tarde de sábado, no pavilhão da Universidade A Politécnica, a “Josina Machel” e “Francisco Manyanga” levaram de vencida, curiosamente, o mesmo adversário, a Escola Secundária da Liberdade, da cidade da Matola, por 50-21 e 34-14, em masculinos e femininos, respectivamente.
O evento foi testemunhado por diversas figuras ligadas ao basquetebol, com a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA), parceira do evento, a enviar a Maputo a lenda Ron Harper, detentor de cinco títulos de campeão da maior competição de basquetebol do mundo. A FIBA-África testemunhou as finais com a presença do respectivo presidente, o moçambicano Aníbal Manave.
Todos destacaram a importância dos esforços levados a cabo pela Fundação Clarice Machanguana para oferecer um programa de competições regulares a estudantes das escolas das cidades de Maputo e Matola. Ao mesmo tempo, lançaram o desafio de, com o apoio de diferentes parceiros, alargar-se as actividades para as demais províncias do país.
Envolvendo 360 jovens de ambos os sexos e com idades iguais ou inferiores a 16 anos, o Torneio Jr. NBA foi composto por 30 equipas formadas em 22 das cidades de Maputo e Matola e teve três fases.
Além de promover a prática de basquetebol, a Fundação Clarice Machanguana promoveu, antes do início dos jogos das finais, exibição das actividades de STEM, sigla em inglês de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
De acordo com a patrona, o STEM, uma iniciativa apoiada pela petrolífera norte-americana ExxonMobile, desenvolve nos jovens jogadores de basquetebol a compreensão a modalidade através da ciência.
Nos dois programas, nomeadamente Jr. NBA e STEM, foram abrangidos 800 estudantes.