Os “Mambas” conhecem, ao princípio da tarde desta quarta-feira, os prováveis adversários a enfrentar na segunda e última eliminatória de qualificação ao CHAN-2025, cuja fase final será co-organizada por Quénia, Uganda e Tanzania, entre os dias 1 e 28 de Fevereiro.
Isenta da pré-eliminatória devido à sua boa classificação no “Ranking” Mundial da FIFA, a Selecção Nacional só vai entrar em actividade na derradeira eliminatória, para defrontar um adversário que tiver ganho a pré-eliminatória.
O sorteio do CHAN, prova destinada a selecções nacionais compostas exclusivamente por atletas que jogam nos respectivos países, está marcado para as 13.00 horas (de Moçambique), uma hora a mais do que Cairo, capital do Egipto, onde o evento vai decorrer na sede da Confederação Africana de Futebol (CAF).
Por se tratar de uma prova para a qual a qualificação é feita por regiões, na África Austral (COSAFA), estão inscritos nove dos 14 países membros. Dos nove inscritos, três estão isentos da pré-eliminatória devido ao seu bom “ranking”, nomeadamente Moçambique, Angola e Madagáscar. Isso equivale a dizer que as selecções destes três países jogarão, na segunda e última eliminatória, com quem vencer igual número de jogos da pré-eliminatória em que estarão em actividade a Zâmbia, Namíbia, Zimbabwe, Eswatini, Botswana e Lesotho.
Os vencedores dos três jogos da segunda e última eliminatória apuram-se à fase final do CHAN-2025, ocupando os três lugares reservados à região da COSAFA.
Os jogos da pré-eliminatória estão agendados para os dias 25 a 27 de Outubro de 2024 e, ainda, de 1 a 13 de Novembro, para a primeira e segunda “mãos”, respectivamente.
No caso dos “Mambas”, só estarão em acção entre os dias 20 a 22 e, ainda, entre 27 a 29 de Dezembro, para a primeira e segunda “mãos”, respectivamente.
A próxima edição do CHAN será disputada por 19 países, seis dos quais já apurados. Trata-se dos três anfitriões, Quénia, Uganda e Tanzania e, ainda, outros tantos da região da UNAF (norte), nomeadamente Marrocos, Líbia e Tunísia. Estes ocuparam as três vagas reservadas à região, visto que não se engajaram para disputar as eliminatórias a Argélia e Egipto.
As outras regiões que vão apurar três países são a WAFU A e WAFU B (oste) e UNIFFAC (central), enquanto a CECAFA (central e oriental), que inclui os três países anfitriões, receberá uma vaga adicional devido à qualificação automática dos organizadores.