Jornal Desafio
Foto do Arquivo: O fogo teria se propagado devido ao capim seco, atingindo a área junto às oficinas onde estavam armazenados perto de 30 pneus.
DESTAQUE » INSPECÇÃO CONCLUI QUE INCÊNDIO NO ATCM FOI CAUSADO POR FOGO POSTO
AUTOMOBILISMO

INSPECÇÃO CONCLUI QUE INCÊNDIO NO ATCM FOI CAUSADO POR FOGO POSTO

O incêndio que deflagrou numa área das instalações do Automóvel & Touring Clube de Moçambique (ATCM), próximo à pista, no dia 29 de Setembro, foi causado por fogo posto, segundo a conclusão do trabalho feito pela Inspecção da Secretaria do Estado do Desporto (SED), visando apurar as causas.

Falando na conferência de imprensa convocada ontem para esclarecer as causas do incidente, o inspector-geral-adjunto sectorial, Gerson Mubai, disse que o fogo foi posto por alguém da comunidade circunvizinha e propagou-se devido ao capim seco, atingindo a área junto às oficinas onde estavam armazenados perto de 30 pneus destinados a criar barreiras de segurança na pista.

A Inspecção da SED constatou que à margem do incêndio houve registo de alguma animosidade entre os sócios do clube, parte dos quais em conflito com a actual direcção, facto que culminou com o desencadeamento da violência física e verbal.

Os sócios activaram a SED, através da Inspeccão do Desporto, para apurar os factos junto da agremiação, tendo se concluído que o fogo não foi posto por nenhuma das partes envolvidas em casos que estão a ser dirimidos pelos tribunais, como se insinuava nas redes sociais.

Das recomendações deixadas pela Inspecção, destaque vai para a necessidade de o clube trabalhar com as autoridades competentes e a comunidade circunvizinha para o combate a situações que podem levar à ocorrência repetida de incêndios através da educação e sensibilização sobre a importância das infra-estruturas desportivas.

A comunidade circunvizinha deve igualmente ser informada sobre como pode explorar externalidades positivas derivadas da presença de instalações desportivas naquele espaço numa intercção saudável entre as partes.     

Quanto ao conflito no ATCM, a Inspecção da SED recomendou a implementação com efeitos imediatos de um programa de educação de sócios em situação legal ou não para que se crie um ambiente que propicie o regresso dos que se acham discriminados. Esta acção é tida como extremamente urgente para que os sócios voltem a adoptar condutas e valores desportivos alinhados com o costume da sociedade moçambicana.

Recomendou ainda uma acção enérgica, imediata e inequívoca dos órgãos de disciplina do ATCM para ponderar se há ou não elementos suficientes para a instauração de um procedimento disciplinar contra os prevaricadores.

A Inspecção da SED espera ver nos próximos 15 dias acções concretas de forma comprovada implementadas para mudança do cenário que se vive no ATCM.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..